NOTÍCIAS

À Descoberta dos Cogumelos!

Decorreu de forma fantástica o passeio "À Descoberta dos Cogumelos".

Com atividades de sala realizadas no CCRPena e a realização do passeio na zona da Ferraria, este evento que contemplou “almoço micológico” e workshops de vinhos e de produção de cogumelos, reuniu cerca de 50 pessoas de várias regiões do País.

Perante o entusiasmo dos participantes e o elevado número de inscrições que não conseguimos aceitar, fica o compromisso de repetir esse evento logo que possível.

Fica ainda o nosso sincero agradecimento aos parceiros desta atividade: Fungiperfect, Gabinete de Apoio ao Agricultor do Município de Cantanhede, ao CCRPena e à Equipa do Riche / Ricardo Cavadas, por todo o apoio concedido.

+ ver fotos

Juntos fizemos (uma vez mais) Floresta!

Decorreu de forma bastante positiva o seminário “Juntos Fazemos Floresta” que assinalou o Dia da Floresta da 29ª EXPOFACIC

Com uma visita ao "stand" da OFA terminou este dia da EXPOFACIC dedicado à Floresta, que reuniu perto de uma centena de pessoas, entre proprietários florestais, empresários do sector florestal, autarcas, técnicos florestais da indústria, das organizações de produtores florestais e de instituições públicas, bem como demais interessados.

Perante as diversas críticas positivas dirigidas à organização deste evento, partilhada entre o Município de Cantanhede, a INOVA EM e a OFA Organização Florestal Atlantis - Associação de Desenvolvimento Florestal, resta-nos agradecer à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede e à Adega Cooperativa de Cantanhede por todo o apoio prestado, bem como a todos os oradores convidados que claramente enriqueceram este seminário.

+ ver fotos

Secretário de Estado das Florestas visitou trabalhos de reflorestação na Tocha

No passado dia 9 de fevereiro o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Engº Miguel João de Freitas, visitou as parcelas de terreno rearborizadas no âmbito do projeto “Expofacic, ao Visitar Ajudará a Reflorestar”.

Este Projeto promovido pela INOVA - EM e executado pela Organização Florestal Atlantis (OFA), contou com o apoio do Programa SÊ-LO VERDE do Fundo Ambiental para a plantação de 20 hectares com pinheiro manso, em áreas ardidas pertencentes ao Perímetro Florestal da Tocha. A visita foi acompanhada por uma pequena acção de reflorestação, na qual também participou o executivo da Câmara Municipal de Cantanhede, da INOVA EM e da junta de Freguesia da Tocha, para além de outras entidades com interesse nesta área, com especial destaque para o movimento "Por um Novo Caminho Verde para a Praia da Tocha", responsável pela anterior acção de reflorestação.

Reunião participada do Plano de Gestão do SIC Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas 

A Organização Florestal Atlantis (OFA) participou na 1ª reunião participada para elaboração do Plano de Gestão do Sítio de Interesse Comunitário designado por Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas, tendo em vista a criação de uma Zona Especial de Conservação (ZEC).

No passado dia 5 de fevereiro, decorreu em Cantanhede a 1ª reunião participada do Plano de Gestão do SIC Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas promovida pelo Instituto de Conservação da Natureza (ICNF). Participaram nesta reunião mais de 40 técnicos, em representação dos municípios, de universidades e de outras instituições com intervenção na área geográfica desta ZEC.

2ª Reunião Técnica do SAAF 

A Organização Florestal Atlantis (OFA) esteve presente na 2.ª reunião técnica do Serviço de Aconselhamento Agro Florestal (SAAF), promovida pelo Fórum Florestal.

No passado dia 4 de fevereiro, decorreu em Carregal do Sal a 2ª reunião técnica do projecto SAAF. Para além da OFA, representada pelo Eng.º Jorge Sousa, marcaram presença nesta reunião as cinco associações que participam neste projecto.

OFA participa no VI Congresso da AIMMP 

No passado dia 30 de Outubro a Organização Florestal Atlantis (OFA), participou com uma apresentação no VI Congresso da AIMMP - “OS DIAS DA MADEIRA EM PORTUGAL”.

A apresentação com o título “Agregar a cadeia de valor: da floresta à industria”, mostrou a realidade regional da fileira do pinheiro bravo e alertou para a urgente necessidade de promoção de iniciativas conjuntas entre a industria e a produção florestal para inversão da actual tendência de decréscimo da área de pinho.

+ info

OFA participa na AGRO INOVAÇÃO 2018 - Cimeira Nacional de Inovação na Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

Este evento que decorreu no passado dia 29 de outubro foi promovido pelo MAFDR, DGADR, INIAV, em parceria com o INOVISA, a FCT, a Agência Nacional de Inovação, o Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT (GPPQ) e Caixa de Crédito Agrícola, e teve como principais objetivos promover o intercâmbio de boas práticas, identificar desafios, explorar potenciais soluções, desenvolver sinergias entre equipas que tratam temas comuns, apresentar linhas orientadoras para o futuro da inovação no setor e apresentar os Centros de Competências. No âmbito deste evento, a OFA foi convidada a apresentar um Poster sobre o Grupo Operacional - “GO-IEPE Instalação Eficiente de Povoamentos de Eucalipto”.

+ info

OFA participa em debate sobre a utilidade do Projecto Melhor Eucalipto

Foi no passado dia 5 de Setembro, na Agroglobal, em Valada do Ribatejo, que se realizou a Conferência de balanço do Projecto Melhor Eucalipto e que juntou indústria papeleira e actores florestais.

O Projecto Melhor Eucalipto, porque transmite boas práticas de uma forma “simples”, de “fácil compreensão”, foi considerado por todos os intervenientes como bastante útil, que deve ter continuidade e que “outras fileiras” o deviam replicar. 

+ info

Câmaras querem mais tempo e dinheiro para limpar florestas

Governo sinaliza perto de 200 concelhos onde a limpeza é prioritária mas não alarga prazos.

 

As autarquias voltam a contestar a proposta do Governo que obriga os municípios a limpar as florestas em três meses, até final de maio, caso os proprietários não o façam. Tarefa que "não é exequível, quer pelos prazos estabelecidos", quer pela "falta de cadastro da propriedade rústica", quer pela ausência de recursos, disse à agência Lusa Manuel Machado, presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP). Esta terça-feira anunciou que vai pedir uma reunião ao primeiro-ministro António Costa para debater o assunto.

Para a ANMP, a gestão do combustível para a defesa da floresta contra incêndios só poderá ser realizada pelos municípios se os prazos forem alargados e se as despesas e responsabilidades forem partilhadas entre Poder Local e Administração Central.

 

Fonte: Jornal de Negócios

Concurso "Tree of the year" 2018 - Vote no Sobreiro Português

Encontra-se a decorrer a 8.ª edição do concurso “Tree of the Year" que conta pela primeira vez com uma árvore portuguesa, um Sobreiro que é a Árvore Nacional de Portugal.

13 países participam este ano na 8ª edição do concurso europeu Tree of the Year. Durante o mês de fevereiro, todos podem escolher a sua árvore preferida através de um sistema de votação on-line em https://www.treeoftheyear.org.

O Tree of the Year realça a ligação emocional que as pessoas e as próprias comunidades mantêm com as árvores, bem como a sua importância para o património natural e cultural da Europa. Entre as histórias partilhadas este ano, destaca-se a árvore portuguesa, o Sobreiro Assobiador, o maior sobreiro de Portugal.

Vote no Sobreiro Assobiador em: https://www.treeoftheyear.org/Portugal

Os vencedores serão homenageados na Cerimónia de Entrega de Prémios, a 21 de março, organizada pelo eurodeputado Pavel POC, no Parlamento Europeu em Bruxelas. A UNAC foi o parceiro escolhido para organizar o concurso a nível nacional.

Governo limita corte de árvores resinosas sau-dáveis nas zonas afetadas pelos incêndios

O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, determinou a suspensão do abate de árvores resinosas sem sinais de doença nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu durante o próximo semestre.

Presença na I Jornada de Agricultura e Floresta

A OFA vai participar nas XIV Jornadas do Ambiente da Câmara Municipal de Lousada.

Estas Jornadas, que decorrem no próximo dia 24 de Novembro no Auditório Municipal de Lousada e serão dedicadas ao tema "Sustentabilidade e conservação da natureza em Portugal: a sociedade civil e os movimentos cívicos como promotores da mudança". Estando cada vez mais na ordem do dia, conceitos como a “sustentabilidade”, “eficiência de recursos”, “economia circular” e “conservação da biodiversidade”, a OFA propõem-se apresentar nestas Jornadas, algum do trabalho desenvolvido neste âmbito.

Presença na I Jornada de Agricultura e Floresta

A OFA vai participar nas XIV Jornadas do Ambiente da Câmara Municipal de Lousada.

Estas Jornadas, que decorrem no próximo dia 24 de Novembro no Auditório Municipal de Lousada e serão dedicadas ao tema "Sustentabilidade e conservação da natureza em Portugal: a sociedade civil e os movimentos cívicos como promotores da mudança". Estando cada vez mais na ordem do dia, conceitos como a “sustentabilidade”, “eficiência de recursos”, “economia circular” e “conservação da biodiversidade”, a OFA propõem-se apresentar nestas Jornadas, algum do trabalho desenvolvido neste âmbito.

Presença na I Jornada de Agricultura e Floresta

A OFA foi uma das entidades convidadas a participar na primeira jornada técnica sobre Florestas e Agricultura, no Salão de Cordinhã, no passado dia 11 de Novembro.

A convite da Junta de Freguesia da Cordinhã, a OFA partilhou com a extensa plateia, toda a informação relevante sobre licenciamento RJAAR, bem como sobre a restante legislação florestal vigente, nomeadamente a ligada aos planos municipais de DFCI.

O nosso muito obrigado à Junta de Freguesia, por ter confiado esta tarefa à nossa associação.

OFA visita viveiros Aliança e Centro Fabril ATF

A OFA participou na visita do passado dia 9 de novembro, aos viveiros Aliança e ao Centro Fabril ATF da The Navigator Company, em Setúbal.

Nesta visita, realizada no âmbito do protocolo com a The Navigator Company, participaram Organizações de Produtores Florestais de todo o país, com trabalho desenvolvido no âmbito da certificação florestal.

Fica o agradecimento da OFA à The Navigator Company e o desejo que em 2018 se mantenha o esforço nacional de aumento da produtividade da floresta de eucalipto, sempre associado aos maiores valores de sustentabilidade ambiental, económico e social.

 

OFA visita viveiros Aliança e Centro Fabril ATF

A OFA participou na visita do passado dia 9 de novembro, aos viveiros Aliança e ao Centro Fabril ATF da The Navigator Company, em Setúbal.

Nesta visita, realizada no âmbito do protocolo com a The Navigator Company, participaram Organizações de Produtores Florestais de todo o país, com trabalho desenvolvido no âmbito da certificação florestal.

Fica o agradecimento da OFA à The Navigator Company e o desejo que em 2018 se mantenha o esforço nacional de aumento da produtividade da floresta de eucalipto, sempre associado aos maiores valores de sustentabilidade ambiental, económico e social.

 

<meta name="google-site-verification" content="AfTFjG7cNUvBQeDqSRZQXA7ezwBREy2D9IGYboz1xlg" />

© 2018

facebook page

À Descoberta dos Cogumelos!

Decorreu de forma fantástica o passeio "À Descoberta dos Cogumelos".

Com atividades de sala realizadas no CCRPena e a realização do passeio na zona da Ferraria, este evento que contemplou “almoço micológico” e workshops de vinhos e de produção de cogumelos, reuniu cerca de 50 pessoas de várias regiões do País.

+ ver mais